Uma novidade para o varejo de alimentos e outros segmentos que se preocupam com a validade de seus produtos é o SATURN – SISTEMA DE MONITORAMENTO DE VALIDADE EM TEMPO REAL!
Hoje, um dos maiores prejuízos que existe principalmente no segmento supermercadista, são as perdas de produtos, seja por quebra, roubo/furto, mas a principal delas é a impossibilidade de controlar a validade dos produtos que estão em venda/gôndola. Ainda que algumas lojas façam um controle manual, a operação ainda é complexa e com mais de 80% de falhas, afinal, é humanamente impossível conferir a validade de centenas/milhares de itens que existem em uma loja.
Segundo números levantados da Abras em 2019, o setor supermercadista registrou mais de R$ 6,7 Bilhões de reais em perdas. Isso corresponde à 1,69% do faturamento bruto do setor, de acordo com a 19º Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, realizada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS. O resultado representa um crescimento de 0,07 ponto percentual em relação ao índice de 2017:
Dentre as principais causas de perdas citadas pelos entrevistados estão: quebra operacional, 40%, furto externo, 20%, erro de inventário, 13%, e furto interno, 7%. As seções que lideram os índices de perdas (por faturamento bruto) são: FLV (frutas, legumes e verduras), 5,54%, Rotisserie/Comidas Prontas, 5,52%, Padaria e Confeitaria, 4,12%, e Peixaria, 4,04%.
Os itens que mais sofreram perdas em valor e quantidade no ano passado foram: refrigerantes, cervejas, cortes bovinos (exceto picanha), pilhas e baterias, chocolates em barra e tabletes, queijos, desodorantes, azeites e sabão em pó.
“As perdas e o desperdício estão entre os maiores desafios do setor supermercadista e, somente com o trabalho em conjunto com as redes é que poderemos buscar soluções mais eficazes para mudar esse quadro. A ABRAS atua com afinco, por meio do nosso Comitê de Prevenção de Perdas e Desperdícios de Alimentos para identificar os problemas em comum e desenvolver as melhores estratégias para evitar prejuízos. É muito importante entender que a prevenção não é gasto, e sim, investimento”, destaca o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto.
Fonte Abras 2019
Se você pesquisar na internet “perda de produtos por validade”, você encontrará, vários artigos e blogs com dicas de como reduzir as quebras por produtos vencidos, dicas para não perder produtos por validade, como prevenir perdas de produtos em supermercados, etc.
Porém a proposta do Saturn, da Smart Ware Solution, é EXTINGUIR DE FATO, qualquer risco de perda de produtos por validade em uma loja, com alertas de atenção e alertas críticos, avisando e notificando de forma hierárquia, todos os envolvidos na operação.
Grande parte das perdas de estoque de uma loja está ligada ao desperdício de produtos que são derivados da falta de procura por parte dos consumidores, ou seja, a demora para vender, que gera fim do prazo de validade e ações promocionais sem sucesso.
Há tempos, a Smart Ware Solution vem desenvolvendo uma solução para acabar com os problemas de validade nas gôndolas dos estabelecimentos.
“Atuamos há anos no varejo de alimentos, tanto no desenvolvimento de Software quanto na Distribuição de Equipamentos para automação Comercial. Recebíamos diversos clientes, principalmente do setor supermercadista, relatando episódios graves e complexos envolvendo produtos vencidos em gôndola. Episódios estes, que geravam multas, problemas com Órgãos responsáveis/fiscalizadores como Anvisa e Procon. Tínhamos uma demanda muito grande de clientes suplicando pela criação e o desenvolvimento de uma solução que, ao menos, minimizasse as perdas por vencimento de produtos nas prateleiras. Diante disso, iniciamos um trabalho exaustivo em busca de uma solução que resolvesse de forma definitiva esse problema.” afirma João Compri, idealizador do Saturn - sistema de monitoramento de validade de produtos em gôndola em tempo real.
O Sistema é didático, intuitivo e de fácil de manuseio, o que facilita muito caso a loja tenha uma rotatividade alta de funcionários.
De forma objetiva: O Sistema aponta em tempo real, qual a validade dos produtos que estão naquele momento em gôndola.
Por Exemplo: na gôndola, existem 5 unidades de Maionese Hellmans, sendo que: 3 que irão vencer dia 18, 1 que irá vencer no dia 26 e 1 que vencerá no dia 30. O sistema sabe quais as quantidades e suas respectivas validades.
Neste exemplo, caso um cliente compre 1 item da gôndola (1 dos 3 que vão vencer no dia 18), o sistema imediatamente avisa, emite um alerta, além de dar baixa naquele item atualizando todas as informações como nesse exemplo: agora 2 vão vencer dia 18, 1 vai vencer no dia 26 e 1 vai vencer no dia 30, totalizando 4 itens de Maionese Hellmans na gôndola (estoque atualizado).
E mais, o sistema permite que o supermercadista altere diretamente na aplicação o preço daquele produto crítico (que é imediatamente atualizado no PDV), para um valor mais acessível e atrativo para seu cliente. Colocando este produto em locais estratégicos como uma ponta de gôndola por exemplo, o Supermercadista passa a ter ganho e não mais perda com aquele produto crítico.
A solução se mostra extremamente promissora, pois além de resolver de fato os problemas com validades (principalmente dos produtos críticos, perecíveis por exemplo), ainda acompanha um monitoramento de ruptura avançado, também rodando em tempo real e online, com indicadores de atenção e crítico. Este módulo do monitoramento de validade, além de ser extremamente eficiente também na extinção das rupturas, minimiza a operação no chão de loja, possibilitando que um número reduzido de operadores façam a gestão e reposição dos itens, sem que o produto chegue nem próximo da ruptura.
Também, o sistema se torna um Inventário automatizado, ou seja, automaticamente minuto a minuto, todas as quantidades de chão de loja de todas as gôndolas, são atualizadas eletronicamente.
Sim! É isso mesmo!
Os clientes que tiverem o Saturn, terão a validade e a ruptura de suas lojas monitoradas remotamente de forma online. Serão profissionais Smart Ware Solution, monitorando em tempo real as lojas dos clientes em comunicação direta com os responsáveis de prevenção e perdas.
A Smart busca empresas do segmento de Softwares de PDV e/ou sistemas de gestão, voltadas para o varejo de alimentos afim de iniciar uma relação de parceria ou sociedade. "Nós prezamos muito pelo trabalho em equipe e novas ideias, pois acreditamos que nada se constrói sozinho."
Estamos constantemente buscando idéias que facilitem a vida e garantam maior segurança nos processos de nossos clientes.
Diversos deles, já manifestaram interesse em aderir aos nossos sistemas, então o quanto antes iniciarmos o processo, mais rapidamente poderemos atender aos clientes que tanto necessitam.
Buscamos agilidade em todos os projetos, porém mantendo sempre em primeiro lugar, a excelência no atendimento e total atenção aos nossos clientes.
Todos os nossos projetos são instalados de forma planejada e calculada, e desta forma a expansão para demais regiões, será feita de forma gradativa e com qualidade.
Outros módulos que devem complementar a Inovação:
O que esta por vir:
Smart Ware Solution
CONSTRUINDO E DESCONSTRUINDO IDEIAS
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